Mercado Municipal de Niterói

Inaugurado em 1938, pelo presidente Getúlio Vargas, desativado em 1976, e, dois anos depois passou a abrigar o Depósito Público do Estado, o prédio histórico art déco idealizado em 1920, após quase quarenta anos abandonado, acaba de ser entregue a população, com festa, bateria da Unidos do Viradouro, desfile de carros antigos e totalmente adaptado aos tempos modernos.

Alan Carvalho, Diretor do Mercado Municipal, entre o Secretário Executivo, Rodrigo Neves e o Prefeito Axel Grael – Divulgação.

A recuperação e a reabertura do prédio na Avenida Feliciano Sodré foram possíveis devido a uma parceria para os próximos 25 anos, entre a Prefeitura de Niterói e o Consórcio Novo Mercado Municipal. O espaço tem 9.700 metros quadrados e 172 lojas de gastronomia, decoração, cervejarias, charcutaria, peixaria, artesanato, queijaria, entre outros serviços. O cuidado com o meio ambiente também está presente. O local conta com medidas de sustentabilidade, como o uso da luz natural, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde.

Luís Eduardo Moreira e a Deputada Marta Rocha – Divulgação.

Além de gerar um impacto positivo na economia de Niterói, o Mercado Municipal também vai ofertar mais de dois mil empregos direta e indiretamente, com capacitação profissional. A estimativa é que o Mercado receba cerca de 8 mil visitantes por dia, mais de 100 mil por mês e mais de um milhão e meio por ano.

O Advogado Paulo Pessoa – Divulgação.

No térreo, serão comercializados frutas, verduras, legumes e produtos tradicionais da região. Funcionarão também açougue, empórios especiais, lojas de queijos, laticínios, especiarias e adegas. Restaurantes e cervejarias artesanais estarão no mezanino. Juntos, formarão praça de alimentação e um Biergarten que oferece cerca de 50 tipos de cervejas diferentes.

Os empresários D. Henriqueta Henriques e o filho Alexandre Henriques – Divulgação.

A aposta do prefeito Axel Grael, é que o Mercado Municipal se torne um novo ponto turístico da cidade, além de assinar um acordo de cooperação com o governo federal para que o reduto gastronômico esteja no roteiro turístico nacional da Embratur, presidida por Marcelo Freixo.

Júlia Ventura, Diretora do Sebrae Negócios e o Presidente do CDL – Niterói, Luiz Vieira – Divulgação.

O espaço abrirá todos os dias e as lojas funcionarão das 8h às 20h. Restaurantes e bares, das 12h à meia noite. O estacionamento tem 300 vagas, mas apenas por enquanto. Segundo informações divulgadas na abertura do Mercado Municipal, um novo estacionamento será construído no entorno, o que vai gerar maior capacidade de visitação ao local. Seja bem vindo e sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.