
Os jovens músicos e alunos da Orquestra Aprendiz Musical – Foto: Marcio Sili.
APRESENTAÇÕES PÚBLICAS
Criada em 2007, a Orquestra Aprendiz Musical, formada por cerca de 50 músicos de 14 a 24 anos e regida pelo maestro Evandro Rodriguese, fará uma turnê em junho, com apresentações em cinco escolas públicas de cinco municípios diferentes do Estado do Rio de Janeiro. A apresentação começa hoje, dia 4, no CEPT Professora Zilca Lopes da Fontoura, em Maricá. No dia 6, é a vez dos alunos da Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu, em Itaboraí, receberem os músicos do projeto. Em seguida, a orquestra estará na Escola Municipal Mestra Fininha, no Barreto, em Niterói, no dia 11; na Escola Municipal Walter Carlos de Magalhães Fraenkel, no Caju, no Rio, no dia 13; e, finalmente, no dia 27, no C.M. Estephania de Carvalho, no bairro de Laranjal, em São Gonçalo.
NOSSAS HISTÓRIAS COM A ESCRAVIDÃO
Reunindo cerca de 160 obras de renomados artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos, a exposição Ancestral: Afro-Américas chega ao Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro a partir de hoje, dia 4 de junho. Com direção artística de Marcello Dantas e curadoria de Ana Beatriz Almeida, a mostra celebra as heranças e os vínculos compartilhados entre os povos afrodescendentes brasileiros e norte-americanos no campo das artes visuais, promovendo uma reflexão crítica sobre a diáspora africana.
NOITES CARIOCAS
Para celebrar seus 45 anos de história, TIM Music Noites Cariocas, terá nova edição entre os dias 6 a 14 de junho, no Morro da Urca. Sob a direção criativa de Luiz Calainho, o evento de música, promete uma temporada de grandes nomes da música brasileira. A programação terá Adriana Calcanhoto, Barão Vermelho, Daniela Mercury, Lobão, Mart’nália, Monobloco, Samuel Rosa e Supla. Ingressos à venda neste link.
GASTRONOMIA INTERNACIONAL
O premiado Oseille, que acaba de ganhar uma estrela no Guia Michelin, recebe nos dias 5 e 6 de junho, às 19h45, o argentino Tomás Kalika, do Mishiguene, de Buenos Aires, para dois jantares no restaurante do chef Thomas Troisgros. O jantar com influências judaicas, faz parte do projeto dedicado ao intercâmbio entre cozinhas e profissionais da gastronomia, criado por Thomas.
NOVA FASE DA DIOR
Jonathan Anderson foi anunciado como o novo diretor criativo de todas as linhas da Dior; feminina, masculina, alta costura, pre fall e cruise, repetindo um feito raro na moda: o domínio criativo total de uma maison do porte da marca francesa. Quem fez isso antes, e de forma tão absoluta, foi Karl Lagerfeld, à frente da Chanel por mais de três décadas. A estreia oficial de Jonathan à frente da Dior acontecerá em Paris, no dia 27 de junho, com a apresentação da coleção masculina de verão 2026.
ASSIM NÃO DÁ
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, vetou integralmente o projeto de lei que criava o Dia da Cegonha Reborn, uma homenagem às artesãs que produzem bonecas hiper-realistas utilizadas em terapias e tratamentos emocionais. A data proposta para a celebração era 4 de setembro. O veto agora retorna à Câmara dos Vereadores, que pode mantê-lo ou derrubá-lo em votação futura.
